Os cervejeiros mais ligados certamente já ouviram falar que algumas cervejas alemãs seguem uma tal de lei da pureza, afim de garantir a qualidade das suas cervejas. Mas você sabe exatamente o que é essa lei e de onde ela surgiu? Bora descobrir então!

Durante a Idade Média o consumo de cerveja era tido como algo tão comum quanto comer pão. Fazia parte da mesa das famílias como um alimento qualquer. O conceito de alcoolismo não existia naquela época.

Na Idade Moderna as coisas começaram a mudar, e a necessidade de uma regulamentação dos processos de produção começou a surgir. Foram feitas algumas tentativas com o intuito de padronizar o processo de fabricação da cerveja, sem muito sucesso. A primeira regulamentação finalmente saiu em 1487, decretada pelo Duque Albrecht IV da Baviera.

Duque Wilhelm IV

Duque Wilhelm IV

Inspirados na regulamentação de 1487, os duques Wilhelm IV e Ludwig X estabeleceram a Reinheitsgebot (Lei da Pureza) em 23 de abril de 1516.  Esta lei estabelecia que os únicos ingredientes permitidos para fabricação da cerveja eram água, cevada e lúpulo. Na época não se tratava a levedura como um ingrediente separado, não se sabia de forma exata a sua participação no processo de fabricação da cerveja.

A Reinheitsgebot foi gradativamente sendo adotada nas regiões vizinhas à Baviera. Quando atingiu todo o império alemão, já constava em seu texto o fermento e o trigo. Foi adotada também por outros países como Grécia, Noruega e Suíça.

Reinheitsgebot (Lei da Pureza) 

Reinheitsgebot (Lei da Pureza) 

Obviamente, o mundo globalizado acabou forçando os alemães a abrirem mão das regras da Lei da Pureza. Era necessário produzir cervejas mais leves e frutadas para satisfazer paladares diferentes, entre outras motivações. Hoje algumas cervejarias alemãs ainda seguem a Lei da Pureza como forma de garantir a qualidade dos seus produtos.

Obs. Em 1993 a Reinheitsgebot se transformou em Vorläufiges Deutsches Biergesetz (Lei Provisória da Cerveja Alemã), proibindo o uso de cevada não-maltada e permitindo o uso só de trigo e também do açúcar de cana.

Depois de toda essa informação, bora beber uma bela cerveja?! Estando dentro da Lei da Pureza ou não, cerveja é bom demais!!!

Comment