Você come pão de sanduíche? Se sim, o que você faz com as primeiras e últimas fatias do pão (aquelas mais cascudinhas)? Se você come, beleza e parabéns! Mas, você já parou para pensar o que as padarias, bares e lancherias fazem com essas fatias injustiçadas de pão? Na Inglaterra essas pobres fatias são enviadas para aterros! Sim, é tudo jogado fora! Mas... quem compraria um sanduíche feito com a fatia menor e mais cascuda do pão?! Pois é...

Então... um britânico chamado Tristam Stuart, ativista preocupado com o desperdício de comida ao redor do mundo, teve a ideia de dar um destino mais digno e divertido ao pão que até então era jogado fora. Qual ideia seria melhor do que criar uma CERVEJA feita com sobras pão?!? Heinn?? APENAS GENIAL!

Até aqui beleza, mas Stuart tinha só a ideia (GENIAL), não tinha a receita e muito menos uma cervejaria para produzir a cerveja “de pão”.  Nosso amigo ativista saiu então em busca de uma cervejaria local que topasse esse desafio, e foi aí que ele chegou nos especialistas em cerveja artesanal da Hackney Brewery. Um dos co-fundadores da cervejaria, Jon Swain se apaixonou pelo projeto e topou entrar de cabeça na ideia de Stuart.

Entretanto e contudo... a equipe da Hackney não era muito aprofundada no assunto “cerveja de pão”, os caras mais manjados na produção deste tipo de cerveja eram os do Projeto Brussels Beer, na Bélgica. Nosso amigo britânico não esmoreceu e conseguiu convencer os caras a participar do projeto dele. Com um timão de primeira de cervejeiros formado, enfim nasceu a receita da “Toast Ale”!

A Cerveja começou a ser produzida mês passado, vulgo janeiro, e segundo um sommelier de cerveja que degustou a Toast Ale, trata-se de uma clássica English Ale, para a alegria de Stuart. Ele não apenas conseguiu reaproveitar um alimento que seria desperdiçado como conseguiu também contribuir para o mundo cervejeiro com uma cerveja de grande potencial. O entusiasmo de Stuart é tanto, que ele já está à procura de outras cervejarias ao redor do mundo para fazer parte do projeto,  utilizando restos de pão de padarias locais e transformando em variações da Toast Ale. Atualmente ele está em contato com o Peru e a Islândia. A intenção é tornar a coisa global!

Para finalizar, duas coisas importantes:

Cada garrafa da ceva contém aproximadamente 1 fatia de pão. (Muiiito legal!)

E por último e não menos importante: O lucro gerado pela Toast Ale é revertido em caridade! (Não tenho mais palavras...)

Eaí? Muiiito massa essa ideia né? Também tá querendo provar a Toast Ale e dar um abraço no Tristam Stuart!?!

Até +

Por Milena Alves da Rosa

Comment