Corrida de cavalos e casamento. Não, não estamos loucos, estamos falando da Oktoberfest mesmo. É isso aí, o maior festival cervejeiro do mundo tem origens em uma festa de casamento, onde o grande ápice da festança era uma corrida de cavalos! E sabe qual é a parte mais bizarra? Não tinha cerveja envolvida.

Em 12 de outubro 1810, o Rei Bávaro, Ludwig I casou-se com a princesa Teresa da Saxônia em Munique. Para celebrar o matrimônio, o rei organizou uma grande festa com uma excitante corrida de cavalos. O sucesso foi tão grande que no ano seguinte a festança foi repetida, porém agora com a participação de todo o povo da Região. Novamente um sucesso, e  partir de então, virou tradição, passando a ser realizada todos os anos.

Registro da primeira Oktoberfest.

Registro da primeira Oktoberfest.

A praça onde a festa foi realizada recebeu o nome de Theresienwiese, em homenagem à princesa Teresa.

Em 1840, um trem traz visitantes para o evento, que a cada ano se tornava maior. Nessa época então, a festa passa a contar com barracas e atrações. Também passou a ser frequentada pelos primeiros fotógrafos alemães, que participavam do evento para mostrar seus trabalhos.

A partir de 1872, a festa passa a ser realizada sempre no primeiro sábado após o dia 15 de setembro e se encerra no primeiro domingo de outubro. Por isso o nome “oktoberfest”, que em tradução livre significaria “festa de outubro”.

Apenas em 1918 a cerveja passa a ser servida no evento. Pois nos anos anteriores ela era proibida. Tem-se registros de caricaturas mostrando a disputa pelos copos de cerveja durante as comemorações.

Porém, entretanto e contudo, houveram alguns anos de pausa nas comemorações. Devido às grandes guerras e à cólera, o festival deixou de ser realizado 25 vezes. Voltando com toda a força em 1945, e desde então não parou mais, ao contrário, se espalhou por diversos países do mundo.

Atualmente, 10 milhões de pessoas passam pelo evento em Munique, e são consumidos em média 7 milhões de litros de cerveja! É cerveja PRA CARAMBA! E ah, ela ainda é realizada na mesma praça!

Em que momento deixaram de ser realizadas as corridas de cavalo, não temos certeza, mas jamais esqueceremos que o maior festival cervejeiro do mundo começou com elas!

Prost!

Comment