A cervejaria americana Dogfish Head teve uma ideia digamos assim... excêntrica. Criar a cerveja mais lupulada do mundo! Ou seja, a cerveja mais amargaaa que se tem notícia! Já faz parte do histórico da cervejaria grandes invenções e peripécias no mundo da cerveja, mas esta última realmente... no mínimo bem inusitada.

Para situar quem não é tão entendido dessas paradas de amargor, o lance funciona assim: Existe uma unidade de medida internacional para o amargor, o famoso IBU (international bitter unit), com isto é possível determinar o “quão amarga” é uma cerveja. Nesta escala, quando maior for o IBU, mais amaga é a cerveja. Uma cerveja do estilo IPA tem em média entre 40 e 60 IBUs, e já é considerada amarga.

Agora voltando para o experimento da galera da Dogfish, eles criaram uma cerveja do estilo IPA com impressionantes 658 IBU!!! Sim, mais de 1000% acima do normal e que já é considerado amargo! O nome da cerveja mais amarga do mundo é “Hoo Lowd”, que segundo os seus inventores, é o que a pessoa diz logo depois de beber um gole da cerveja. Para garantir este título de cerveja mais amarga, dois laboratórios mediram os IBUs do produto e confirmaram o título de “cerveja comercial mais amarga do mundo” para a Hoo Lowd. De acordo com as mentes por trás desta criação, tudo se trata de um experimento, com o qual eles se divertiram ao fazer e que serve de experiência para as próximas cervejas que ainda irão desenvolver.

Eaí, vai ter coragem de provar essa “amarguinha”???

Até +

Por Milena Alves da Rosa

Comment