A nossa resposta não poderia ser diferente, porque sim, e a gente te explica tudinho.
A Saison é uma cerveja um pouco menos explorada e muitas vezes desconhecida do público que começa agora no mundo das cervejas especiais. Podemos dizer que Saisons são cervejas um tanto claras, secas, refrescantes, com as características aromáticas próximas das típicas dos fermentos belgas (um pouco menos frutadas e um pouco mais condimentadas e terrosas), mais lupuladas que as belgas mais conhecidas, frequentemente incrementadas com condimentos diversos, possivelmente um pouco ácidas e/ou com características de Brettanomyces.

O estilo parece ter sua origem na região da 
Valônia (La Wallonie), que é a região sul da Bélgica, predominantemente de língua francesa. Foi inicialmente caracterizado por cervejas leves (3-4% de álcool por volume) e refrescantes, feitas para os trabalhadores do campo. Saison é uma palavra francesa que significa estação (do ano), com as cervejas sendo fabricadas para serem guardadas para uma determinada época do ano. No caso das Saison, as cervejas eram, em geral, fabricadas no inverno (evitando as altas temperaturas que levavam à propagação de contaminações), para serem consumidas na época da colheita, no verão e no início de outono.
A água típica para a fabricação de Saison é mais dura e com mais sulfato do que cloreto, enfatizando a característica do lúpulo e deixando a cerveja mais seca.

Temperos, ervas e outros ingredientes dos mais variados tipos podem ser usados, de coentro e casca de laranja, pêssego, damasco, uva, pimentas, amêndoas e o tão famoso alecrim. Mas o uso desses ingredientes não é necessário, sendo as versões sem esses ingredientes já bastante complexas e sutis, graças à fermentação e à lupulagem.

Então, se você é como eu, como nós, que curte provar novidades e explorar ao máximo seu paladar, a saison é uma boa pedida.

Aguarde novidades na Cerveja Malvadeza ;)

até a próxima!

Comment